Apresentação

O fenômeno Desporto tem características específicas que o tornam num ponto de convergência de estudos multidisciplinares e lhe conferem uma importância científica e social relevante. A problemática desportiva ultrapassou, assim, os respectivos limites permitindo uma visão global que é uma abordagem de grande contemporaneidade. É neste contexto que se insere o 4º Congresso Internacional de Jogos Desportivos (4CIJD), ao promover um encontro de pessoas (investigadores, treinadores, professores, …) preocupadas com o fenômeno dos jogos desportivos (JD) nas várias dimensões que o constituem, nomeadamente a iniciação, o treino, a análise do jogo, a aprendizagem, o rendimento, a pedagogia, o ensino, entre outros.

As três edições anteriores (2007 e 2011 no Porto, Portugal e 2009 na Corunha, Espanha) confirmam e consolidam o desenvolvimento das relações entre os investigadores e profissionais portugueses, brasileiros e espanhóis. Todavia, pretende-se alargar o intercâmbio ao espaço ibero-americano, pelo que faz todo o sentido a realização deste evento no Brasil, que reúne as condições necessárias para que este objetivo seja alcançado. Neste sentido, o Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina (CDS/UFSC) e o Centro de Ciências da Saúde e Esporte da Universidade do Estado de Santa Catarina (CEFID/UDESC) aceitaram o convite para, em conjunto, organizarem o 4CIJD, cujo tema central é “Presente e Futuro nos Jogos Desportivos Coletivos: Formação e Investigação”.

Assim, a realização do 4CIJD permite demonstrar que há possibilidades para consolidar, a curto prazo, um ideal para a comunidade ibero-americana se reunir, uma vez mais, em função deste projeto coletivo que permita assegurar o crescimento da representatividade dos JD no contexto científico e acadêmico. Significa aproveitar mais uma oportunidade de enriquecer a permanente construção reflexiva e crítica, com elevado nível científico, de uma comunidade unida em torno dos JD. Além da participação de credenciados conferencistas, que farão a análise do estado atual do conhecimento nas suas áreas de especialização, o evento compreende um marco importante na reflexão e renovação dos JD ao proporcionar a apresentação e discussão de resultados de trabalhos originais, permitindo também desenvolver o intercâmbio e o enriquecimento científico entre os participantes.

Por fim, o congresso busca promover o debate aberto das questões que rodeiam a área científica que cultivam. Acredita-se que esta será a forma com mais potencialidades de cumprir os objetivos do 4CIJD, concretizando-se num espaço de debate de novos conceitos e, como tal, abrindo-se ao pensamento elaborado fora dos respectivos limites.